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Regulamentos PSD2O que é o regulamento PSD2?O regulamento PSD2 (Diretiva de Serviços de Pagamento) é uma Diretiva Europeia que regula os serviços de pagamento realizados na Europa com o objetivo de reforçar a segurança destas transações e promover a transparência, a concorrência e a inovação nos serviços de pagamento no setor financeiro. A nova regulamentação reforça a segurança das compras online, permitindo maior controlo na autorização de pagamentos.

Com este novo regulamento europeu de pagamentos, espera-se que os bancos estabeleçam processos e controlos tanto no acesso às contas bancárias online como nos pagamentos efectuados a partir dessas contas.Quando entra em vigor?Esta Directiva Europeia entrou em vigor a 14 de Setembro de 2019, pelo que é provável que desde esse momento o seu banco lhe tenha enviado informações sobre a mesma.

Para os pagamentos efetuados em negócios eletrónicos, este regulamento teve de ser aplicado obrigatoriamente a partir de 1 de janeiro de 2021. No entanto, alguns bancos já o têm aplicado nos últimos meses.O que o regulamento PSD2 implica a nível prático?Este regulamento indica que será aplicada “autenticação forte (SCA)”, através da verificação do comprador e autorização de pagamento. Para que esta autenticação e pagamento ocorram, dois dos três fatores descritos pela diretiva devem ser atendidos:Algo que você conhece, como uma senha ou PIN.
Algo que você possui, como um telefone celular, cartão-chave ou código único
Inerência, como impressão digital, reconhecimento facial ou outros dados biométricos.
Embora existam algumas isenções, se isto não for seguido, as transações poderão ser rejeitadas sem que o consumidor saiba porquê.

Isso significa que, quando se trata de compras online, não bastará inserir o número do cartão, data de validade e código CVV. A partir de agora também será necessário incorporar mais alguns dados além dos descritos acima.Como os pagamentos são feitos com cartão bancárioAntes de efetuar um pagamento com cartão on-line, revise as etapas a seguir para garantir que o processo de pagamento seja concluído corretamente:Para pagar com cartão bancário, ainda será necessário inserir os dados do seu cartão (dígitos do cartão, titular, cvv e data de validade). É muito importante inserir os dados do cartão corretamente, por isso recomendamos que você verifique os dados inseridos antes de continuar com o processo de pagamento.
Em seguida, enviaremos a solicitação de pagamento para processamento.
Assim que a solicitação for processada, o banco do seu cartão lhe enviará as informações necessárias para confirmar a operação. O normal é receber no seu telemóvel uma mensagem do seu banco, com um código ou chave de autorização, que deverá introduzir correctamente para que o pagamento seja validado. No entanto, este método de autorização pode variar dependendo do banco emissor do cartão.
Este é um processo rápido, que dura apenas alguns minutos.Recomendações para efetuar pagamentos com cartão bancárioCuando vayas a realizar el pago ten en cuenta los siguientes puntos:

Tendrás que autorizar la operación correctamente para que se realice el pago a través de nuestra web con el método escogido por tu banco (pin, código de autorización recibido en el teléfono, huella, entre outros).Tenha seu celular por perto durante o processo de pagamento para concluir o processo.
Nossa recomendação é que você tenha o aplicativo do seu banco instalado no seu celular e o serviço de notificação do telefone habilitado, pois a solicitação de autorização de pagamento do banco pode chegar via SMS ou via notificação. Os bancos utilizarão este método para comunicar a validação do pagamento no momento da compra.
Alguns bancos permitem validar o pagamento por impressão digital ou reconhecimento, sem necessidade de inserir a chave de validação.
Se você tiver problemas para pagar com cartão de crédito…A pessoa que melhor pode ajudá-lo nesse sentido é o atendimento ao cliente do seu banco. Eles podem aconselhá-lo sobre como proceder e responder às suas perguntas sobre autenticação de pagamento. Além disso, não se esqueça de seguir estas recomendações:O seu número de telemóvel deve estar associado à conta bancária do cartão com o qual vai efetuar o pagamento. Verifique acessando seu banco online ou indo ao seu banco.
Verifique se os dígitos do cartão, data de validade, CVV e titular estão corretamente escritos ao efetuar o pagamento.
Certifique-se de escrever corretamente a senha que receberá ou o PIN solicitado pelo banco. Pode ser um código com letras maiúsculas ou minúsculas, números ou uma combinação de ambos.
Verifique as informações fornecidas por alguns grandes bancos sobre estes regulamentos:Bankinter: www.bankinter.com/banca/nav/psd2

BBVA: www.bbva.es/finanzas-vistazo/ef/banca-digital/pagos-online-psd2.html

Santander: www.bancosantander.es/espacio-psd2

CaixaBank : www.caixabank.es/particular/seguro/psd2-sca-segmento-t.html

Cajamar: www.cajamar.es/es/comun/psd2/particulares-psd2-y-operaciones-tarjeta/

Bankia: www.bankia. es/es/particulares/normativa-psd2/compras-seguras

Banco de Sabadell: newsletters.bancsabadell.com/psd2-es

Kutxabank: clients.kutxabank.es/es/cuentas-cardas/que-es-la-psd2.html

ING : www.enlínea.com/

general/todo-sobre-psd2-ing / Evo Banco: www.evobanco.com/ayuda/normativa/directiva-europea-psd2/

VISA: www.visa.es/visa-everywhere/blog/ bdp/2020/12/18/psd2-asi-cambiaran-1608306060772.html

Banco Triodos: www.triodos.es/es/que-es-psd2